Wednesday, November 2, 2016

Programar computadores permite que se desenvolva a criatividade e a autoria, colo-cando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, de forma que este pro-cesso se dê com base na resolução de problemas. Demo (2008), nomeia tais elementos como “multialfabetizações”, ou seja, não basta apenas ao aluno saber ler e escrever, é necessário ter fluência tecnológica para exercer a cidadania de maneira mais plena e consciente.
Com o objetivo de popularizar o ensino de programação para crianças, muitos clu-bes tem sido criados para esse fim. Seguindo esta tendência, iniciamos as discussões e implementação de clubes de programação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, por meio do uso dos Telecentros.
Aliado ao processo de formação da Gerência de Tecnologia Educacional, com dois encontros por mês, abordamos uma linguagem ou conteúdo específico a ser ensinado nos encontros dos clubes. Todos coadunando para o objetivo de promover a prática de programação e a multialfabetização dos estudantes participantes, bem como, o com-partilhamento de conhecimento, o desenvolvimento da criatividade e autoria.

No comments:

Post a Comment